sábado, 6 de dezembro de 2008

Ponto positivo ou negativo?


Primeiro de tudo, quero parabenizar todos aqueles que conseguiram finalizar o ano letivo sem nenhuma mácula em seu histórico. Mas, não desejo menosprezar aqueles que ainda estão devendo alguns pontinhos para concluir a árdua tarefa letiva. Os que estiverem me devendo esses "pontinhos", fiquem sabendo que serei comedido em relação à dívida, mas justo em relação ao tempo que gastei, as horas que perdi de sono, os dias dentro de um ônibus da Jardinense, e "ninguém merece"; pois é, espero que desta vez aproveitem a chance que lhes proporciono, caso contrário, iremos nos ver ano que vem, na mesma série. Abraços desse humilde professor, Rafael.

1º Ano - As figuras de linguagem estão em toda parte, ao acordar, ao deitar-se, em resumo, todos os dias, todas as horas falamos e nem percebemos. As mais conhecidas, ou melhor, a mais conhecida é Metáfora - figura de linguagem que é empregada quando se quer obter uma comparação, mas sem o uso de conectivos comparativos, um bom exemplo seria: Ao tecer nosso caminho, criamos a oportunidade de encontrar outros seres em um tapete apenas; pronto! Outra bem divulgada é a Hipérbole, essa já é um pouco mais fácil de compreender, é um exagero no uso da linguagem, exemplo: Meu amor por você é do tamanho do mundo. E assim vai, o estudo sobre as figuras é extenso, mas a dica que aqui proporciono é que estudem pelo menos 5 tipos: Metáfora, Hipérbole, Catacrese, Metonímia, Prosopopéia.
2º Ano - Todo o estudo sobre dependência entre orações é regido pela relação que ambas exercem. Mais precisamente sobre o estudo das orações subordinadas irei falar agora. Dentre todas as orações, as subordinadas me cativam mais pelo fato de não ser tão simples assim a distinção entre elas, ora elas são consecutivas - e lembram das fórmulas que ensinem - ora elas são causais, então a primeira dica é: não se prendam às regras, analisem e interpretem a questão. As orações principais serão as Substantivas, com a sua classificação em: subjetivas (sujeito), objetiva direta (obj. direto), completiva (complemento nominal); as Adverbiais: causais (consequência x causa), consecutivas (causa x consequência), finais (finaliza a oração principal), entre outras, mas lembrem, são 10 subclassificações das orações Adverbiais; e por fim estudem ainda as orações Adjetivas Explicativas (definem-se por não conter vírgulas, ou pontuação entre elas) e as Restritivas (como o próprio nome está dizendo, restringe a algo dito).
As dicas para o 9º ano são as mesmas para o 1º ano. Boa sorte! Irão precisar bastante.
Profº Rafael

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